aqui pelo campo

Quem tem problemas de auto-estima???

1 comentário

Imagem

Deixo para trás o post sobre o casamento e o divórcio e trago aqui hoje algo que vem na sequência de tudo isto. A auto-estima.

Esta semana estive aos bocadinhos a fazer um workshop que está disponível no youtube sobre a energia e os chakras monitorizado por Caroline Myss. Conheci-a através do livro da Christiane Northrup, e mal vi os vídeos dela percebi o poder desta mulher. A segurança com que transmite toda a sua aprendizagem ou intuição, é colocada de forma tão acessível que torna tudo tão simples de aprender. Sim, porque há muito para aprender não só com as experiências.

Eu hoje olho para trás e vejo claramente tudo o que tirei de cada experiência que vivi e onde mudei. Consigo identificar padrões de comportamento, mas estou longe de saber tudo, mas perto de aprender com muito mais sabedoria. Aprender com sabedoria é olhar para nós antes de deitar a culpa nos outros, mas é também ler os sinais e passar à acção.

Eu não sei se quem me está a ler é como eu, mas desde pequenina que tenho ou tive até aqui, uma enorme necessidade de aprovação. Talvez por algumas coisas que me faltaram no passado, senti-me, sobretudo nestes últimos tempos a assumir uma enorme necessidade de me sentir protegida por alguém. Já contei aqui algures que tinha na minha mesa de trabalho um postal que apanhei na rua e que dizia “alguém, tomará conta de mim” e de facto alguém apareceu para fazê-lo. Mas cedo percebi onde eu errava. Na minha necessidade de aprovação. Ao ter necessidade de aprovação, e não se iludam que todo este jogo do facebook preenche muitos vazios dessa mesma necessidade nas pessoas, incluindo eu. O constante “cair” de LIKES e comentários simpáticos, e a nossa pressa de interromper quaisquer coisas que estejamos a fazer ao som do bip, é bem prova disso, ou não?”

Com o “andar da carruagem” ao longo de quase um ano e meio, e, a seguir ao tremendo passo que dei que foi separar-me, e do qual acho que sem qualquer altivez acho que merecia comemorar comigo mesma com uma garrafa de champanhe, passei à outra fase que foi a da auto-estima. Qualquer que seja a pessoa que vos aparecera à frente num determinado momento da vossa vida, vem espelhar aquilo que vocês têm dentro para resolver. Isto é mesmo verdade. Alguns vão dizer…“ohhh que disparate, não é nada assim, comigo esta tudo bem e tive o azar de dar com uma besta” mas na verdade esses são os piores e os mais iludidos. Se atraímos violência, existe dentro de nós uma agressividade que está tolhida, ou algo que se passou que de forma quase inconsciente nos dá vontade de “matar” alguém. Se alguém vem ter connosco com críticas constantes, há que olhar para dentro e ver que essa pessoa, além de o ser para ela própria, está também a trazer ao de cima algo que, se formos procurar nos nossos comportamentos encontramos com a maior facilidade no nosso dia-a-dia.

Quantas pessoas se inibem de vestir algo, porque sabem que vão ser criticadas pelo seu companheiro (a), ou quantas se inibem na sua sabedoria para não provocar sentimentos de frustração na pessoa por quem se fazem acompanhar? Que geralmente por frustração tendem a rebaixar a pessoa que tem ao lado…são inúmeras as situações mas necessárias também quando por elas passamos, porque é sinal que há algo a ser trabalhado e se tem de ser trabalhado, vai doer, mas é sinal também que ficaremos melhores. Livres!! Na verdade passei por todas estas situações e nem me atreveria a vir aqui falar delas se não as tivesse sentido na pele, mas também percebi que, numa determinada altura os comportamentos mudam porque já estamos seguros e regra geral aí vai tudo por água abaixo, mas é melhor assim.

Caroline Myss dizia que a intuição é a nossa capacidade de sobrevivência e sublinha que intuição não é prever o futuro, de todo!! Intuição é prever o presente. Algo como eu sentia dia após dia após dia em que ouvia uma voz dentro de mim que me dizia “Graça, o que estás ainda aqui a fazer?” Quando a auto-estima é baixa, ou está em jogo, a nossa confiança na intuição diminui!!!
Passar da voz à acção é dolorosíssimo, tem muitos revezes porque temos duvidas, eu tenho muito cuidado para não magoar as pessoas à minha volta mas acabo regra geral magoada eu!
Assim, também tal como a ouvi dizer e me assentou como uma luva, pelo quando sofri interiormente ao longo de uma recente experiência que tive, percebi que resolver as questões do 3 chacra que lida com a auto-estima, o sentido de honra, a responsabilidade, é das curas mais difíceis e dignas da gratidão de quem por elas passa, mas também imensamente engrandecedora. Hoje sinto-me super bem comigo própria, tanto a nível social como privado. Sinto que a energia me corre por todos os poros porque envolto no meu trabalho e no meu dia-a-dia existe uma forte êxtase e sinto dentro de mim a serenidade de saber reconhecer as atitudes certas quando algo me diz:

Humm, algo não bate certo aqui…como uma voz interior que nos diz

“Passa à acção e muda”

Deixo aqui a sequência de vídeos que vão do 1 ao 10

Um pensamento sobre “Quem tem problemas de auto-estima???

  1. Querida Graça,
    (e digo “querida” pq amo ler o que você escrevem há anos leio e admiro seus posts e você)
    não deixei de pensar ao ler sua postagem de hoje, que talvez você se interessasse no método de meditação Sahaja Yoga, ela nos faz nos conectar com nós mesmos, o nosso “eu” mais profundo, e isso vai acontecendo de um jeito muito sutil, é realmente lindo. Parei de praticar mas estou voltando por esses dias, é muito forte e parece incrível a forma como sentimos isso, o nosso “eu” bem atuante. Infelizmente meu “eu” anda bem distante de mim, por enquanto. Te envio o site da sahaja yoga do brasil, mas sei que tem em todo o mundo, eu conheci por acaso na argentina…o que acho muito bonito é que eles não cobram nada, como existem em outros centros de meditação, segundo a fundadora “o bem não deve ser cobrado, só compartilhado”.
    http://www.sahajayoga.org.br/

    Obrigada pelas postagens, você é uma pessoa cheia de vivacidade e energia boa!
    muito equilibrio pra você!

Deixe uma resposta

