aqui pelo campo

Tornei-me semelhante ao paraiso

Deixe um comentário

Imagem

Não ando com muita vontade de escrever á noite. Os dias são intensos e este ar do campo puxa por mim imenso, há sempre alegria á nossa volta por muito que nem sempre os dias o sejam, mas o burburinho da aldeia delicia-me. Pois hoje fui levar um banho de Shopping hábito esse que, quando se vem viver para um sitios destes com a vontade que eu vim, se perde pore completo. Era algo que me incomodava no Porto, quando ia buscar os miudos ao colégio a pergunta era “mãe, podemos ir ao Norteshoping, coisa que acontecia com muita frequência e que me lembro de me dar um desgraçado vazio. Aqui não há essas perguntas, e como está sol, desfruta-se a quinta que dá para andar de bicicleta lá dentro, pinta-se, colhem-se flores, ou pega-mos no Mateus e vamos caminhar, é totalmento saudável.

Bom! mas hoje resolvi quebrar a rotina e fui a um Shopping que tem algo muito agradável. O shopping de Viana tem uma vista gloriosa sobre a cidade, e é banhado por uma baia imensa desta cidade que eu adoro desde pequenina, e que percorre grande parte do dito centro comercial. Tem pouca gente e tem tudo o que os outros teem.

Pasamos uma tarde deliciosa e eu só ouvia (( obrigados ))…bocadinho maravilhoso que ali vivi com o Antonio porque é sobre ele que venho falar.

Uma coisa que penso muitas vezes é o quanto me satisfaz saber que os “salvei” do beco de discussões que anos após anos minam tanto a vida das nossa crianças. Não há casamentos que valham a pena se eles sofrerem na pele as frustrações dos pais, e, como sou por defeito observadora, e digo por defeito porque, vejo além daquilo que os olhos conseguem alcançar, e dentro dos olhos das pessoas, aquilo que elas querem esconder. Muitos casais se veem a “bufar” uns ao lado dos outros. Pelas coisas mais ridiculas..

Onde queres comer?? Pergunta ela já de si indecisa

Oh não sei. responde ele com ar de “sabe deus..”

É sempre  a mesma coisa -diz ela a “bufar”

Bufam estes e aqueles, e eu vejo em muitos casais casamentos há muito enterrados, camas frustradas e peso imenso, mas também vejo por vezes aqueles que de cumplicidade me saltam a vista.

Foi por isso a melhor coisa que fiz. Hoje vou ao shopping na minha calma, na MINHA PAZ e não ha chatices, nem secas, nem nada, há nós! felizes!

Um dos antepassados aqui da quinta dizia e eu passo a citar “Só devia haver segundos casamentos!!!” (deixo aqui de fora tantas pessoas que conheço felizes no primeiro que que não seriam precisos muitos dedos de uma mão para contar)

Pois o Antonio é um miudo que de dia para dia se revela em coisas curiosas. Sempre disse ser o meu filho mais adulto, trás com ele uma sabedoria de quem foi um erudito noutras vidas pois não cabe no seu ainda curto caminho de vida, tem uma peculiar predilecção pela China e lê tudo o que apanha sobre historia oriental. Tinha-me pedido um livro sobre o exercito de terracota que não era uma prioridade na nossa vida, mas ficou prometido, e hoje foi o dia de o recebe. A felicidade dele foi tal que ainda o hamburger não tinha sido desembrulhado já eu sabia mais do exercito de terracota do que das historias de santos que tanto adoro vasculhar, e que ele curioso ouve!!  Esta é uma panca minha devo confessar que também devo ter herdado algures numa outra existência porque corre-me nas veias.

Há custa dela tenho a casa cheia de velharias e santos sem mãos, e meios esbutenados, mas só de pensar as rezas e devoções que todos eles tiveram da-me algum alento e encanta-me.

Imagem

Passei na montra do antiquiario da aldeia, mais loja de velharias cheia de pó” e vi este Padre Cruz durante muitos meses na montra. Hoje fui buscá-lo e a primeira coisa que fiz foi ir vasculhar a sua história.

Tudo isto são os pedacinhos de extase que esta minha vivencia por aqui me faz sentir nesta aldeia a que chamo casa!

Deixe uma resposta

