aqui pelo campo

Como obter disciplina

Deixe um comentário

Imagem

Boa tarde Graça,

Sigo o seu blog e os seus posts por aqui diariamente. Ainda estou a passar pela fase da minha conquista, de reaprender a ser eu mesma. A disciplina é das coisas mais difíceis para mim. Sei quem também passou por uma fase menos boa, queria perguntar-lhe como conseguiu ser tao disciplinada? 
Adoro toda a sua arte e tal como eu gosta de observar e transmitir tudo de belo que a vida tem! Muito obrigada.

Esta noite deixo aqui a resposta que me é possivel a mais uma pergunta de uma leitora deste blog.

Comecei por ir ver o significado da palavra Disciplina

Modo de agir que demonstra constância, métodos…

Posso dizer que tenho uma pilha, mesmo, uma pilha, de cadernos de apontamentos que ao longo dos anos fui usando e enchendo para conseguir de uma coisas saltar para as outras, até chegar á conclusão que uma das mais dificeis de obter para mim era essa mesma disciplina. Não por falta de método, esse sempre me acompanhou e não é a toa que a primeira coisa que fiz nesta casa foi encher um quarto de prateleiras do chão ao tecto, porque preciso de sentir que tenho a minha vida controlada com o dito método. Já no trabalho tive de o ganhar e com ele veio a disciplina. Não sei se foi por a dada altura da minha vida ter vindo trabalhar para casa que comecei a sentir um atropelar de tarefas que me impediam de establecer prioridades. Quando cheguei a esta conclusão percebi que tinha subido o primeiro degrau de uma longa escadaria, na vida de alguém que tem uma cabeça fervilhante, uma necessidade de fazer, dificuldade em delegar tarefas. Trabalhei muito á noite quando já a casa se silenciava. Perdi horas de sono, para no dia seguinte ter um dia inteiro á minha frente e ao longo do qual me dispersava com uma enorme facilidade…outro degrau, a minha disperssão!! Terrivel devo dizer!!…Andei assim muito tempo até que, quando mudei para esta casa travei uma batalha comigo própria em relação a muitos assuntos, e um deles foi ser capaz de estabelecer para mim um método de trabalho e de vida familiar que se ajusta-se, me fosse confortável, e que fosse altamente produtivo. Comecei a ler artigos, ver videos, ouvir os conselhos dos grandes, porque sempre acreditei que sobre ombros de gigantes vamos longe, ainda que depois deles temos de descer e continuar sozinhos. Tentei perceber como funcionavam, Ross Lovegrove, ou Frank Gehry, ou como Francesco Cirillo descobriu um método de estudo chamado Pomodoro Technique, que achei brilhante.

Desengane-se quem pensa que quem trabalha em casa tem a vida facilitada porque é mentira! É redobrada a necessidade de discilplina. Certo dia fechei-me, mesmo…um mês um casa e aprumei-me, e deixei de atender telemoveis em horário de trabalho como se estivesse numa empresa. Fiz do meu tempo meu senhor. Enquanto trabalhava em vez de ouvir musiva, ouvia palestras relacionadas, e este método eu aconselho vivamente. Ao fim desse mês estava apta a perceber que não havia, telefonema, filho, namorico que me derruba-se, ou qualquer outro assunto que me impedisse de me fechar no atelier, e no momento em que fechava a porta deixava a vida lá fora. Hoje em dia já relaxei, já atendo um telemovel, mas se precisar de não o fazer para não abandonar o que estou a fazer não hesito em deixá-lo tocar. Desligar o facebook…fundamental. De preferencia deixar só a musica a tocar. Tudo o que nos desperta a curiosidade é motivo para largar o que se está a fazer e ir ver… Não é um processo fácil, para mim não foi, mas está conquistado e deixou de ser para mim um problema, aliás tornou-se um enorme descanso.

Deixo alguns links:

Imagem

Deixe uma resposta

