aqui pelo campo

"As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar". Leonardo da Vinci

Deixe um comentário

Foto-0912

Foto-0895

Foto-0896 Foto-0897

Foto-0898Foto-0899

Foto-0901

Foto-0902

 Ia eu a pensar hoje de manhã que devia trazer sempre comigo um bloco, para na altura certa resgatar os textos que na integra me invadem o quotidiano, e se perdem no vento sem eu os agarrar.
Domingo de manhã é sagrado para mim.
Acordar quentinha com o verde dos laranjais que circundam o meu quarto, o correr das águas constante, o sol que anuncia o verão de S. Martinho, a aldeia que se prepara para o magusto de comensais e o burburinho tão típico das manhãs que recordo.
Passeio com o Mateus até lá cima aos Filipes porque adoro o cheiro a pinhal por onde passo, o cheiro das chaminés que aquecem as casas ou antevêem os almoços, o latir dos cães que deles o Mateus nem dá conta e, ao chegar lá cima sou recebida por um pinheiro magnifico que nos recebe de braços abertos que,  fosse eu pequena correria a abraçar.
A serra majestosa ao fundo, os fresco dos caminhos serpenteados de muros de vinhas despidas, os castanheiros cansados de tantas castanhas que ali mesmo apanhei e as mais saborosas comi e o pensamentos que me assolam de que andamos ao contrário.

Foto-0903Foto-0909

Foto-0908

Vivo pela primeira vez ao sabor das estações, todos os fins de semana tenho uma fartura de legumes frescos na minha cozinha, o colorido das árvores é incrível, e o tempo convida a abrandar, Só agora sei o que são os navais, e quando se podam os olivais. Os campos de milhos encheram os espigueiros de cor.
Em casa tudo o que tenho é dado pelos vizinhos que de uma simpatia sem igual me interpelam na rua e perguntam se ainda tenho batatas….Nem deixo os legumes irem ao frigorífico e sento-me a fazer uma sopa domingueira e a ouvir Chopin, o único disco que trouxe comigo. Delicio-me com aquilo que de pequenina sonhei na casa dos caseiros em Ponte de Lima e que agora faço.
Nesta altura devíamos abrandar, viver mais silenciosos porque das árvores despidas e de troncos semi nus se fazem os nossos corpos.
O almoço é de alegria, o “tacho” de grão delicioso, e o meu arroz ilumina quem o grão me trouxe. A mousse é esperada com impaciência e as castanhas cozidas com fruncho e sal, babadas com manteiga fazem do nosso Domingo uma recordação de aldeia que jamais esquecerei.
A solidão que sinto, que me é graça concedida, e á qual após tanta insegurança faça a minha vénia. Os fogosos amores e as saudades que ficam.
Os mistérios da vida de tantos anos cujas caras se repetem e ganham outros contornos.
Dou conta daquilo que quero e pergunto se será ingénuo.
Momentos que nunca senti e que tive mas sempre vivi vazia e por vezes escondida.
O Domingo do acordar e olhar para a cara que de noite nos aqueceu dos abraços de desejos que só vibram escondidos nas brumas dos olhares.
O carinho sentido.
O almoço de família na cozinha de pedra na fartura das colheitas.
O passeio da tarde, o prazer da companhia.
O recanto de cada um e o respeito pelas portas por vezes fechadas. e o cair da tarde tranquilo antecipa a semana que se avizinha, e eu pinto, e ele por ai se faz sentir silencioso, e a noite cai, e um filme e um colo de cabeça no meu colo.
Será pedir muito?
Será que aquilo que procuramos nos procura também?
S. Paio de Antas 11 de Novembro dia de S. Martinho.

Deixe uma resposta

