aqui pelo campo

José e Pilar

2 Comentários

Process family

Por vezes entre trabalho preciso de me sentar a escrever algo que me está na cabeça desde de manhã porque li e me tocou. Acho que nunca li um livro, ou melhor absorvi tão depressa como o das conversas inéditas de José e Pilar e quanto mais leio mais aprecio a vida, as voltas que ela dá e, estas duas pessoas que se juntaram porque ele precisava dela e ela precisava dele.. A parte mais bonita que li até agora foi de José Saramago a dizer que “Se tivesse falecido aos 64 anos teria morrido mais velho do que irá morrer quando chegar a hora dele depois de conhecer Pilar”. Sei exactamebnte o que ele quer dizer, de uma forma diferente já ouvi as mesmas palavras e acho que valem o peso do ouro que são para a nossa auto estima.
Vou deixar aqui um bocadinho de Pilar que é sem duvida uma mulher incrível em muitos aspectos pela certeza das suas convicções que a fizeram dar um volte face na vida e telefonar a um homem que não conhecia mas admirava para de seguida lhe escrever uma carta que iniciou  uma relação de amor maduro, algo que é sem duvida especial e que penso (penso) que só se consegue em determinadas circunstancias.
“Vamos  a ver, creo que he dicho que los principios es bueno cultivarlos…porque luego son tambien los principios que nos sostendran nas horas malas. Ehm… a mi me parece que hay cosas que ni siquiera se dan, que se viven y que se viven silenciosamente, porque darlas y ofrecerlas podria ser una insinuasion de que se esta pidiendo reciprocidad. Y cada persona tiene su propria forma de amar y de entender la vida…No necessariamiente  hay que ser coincidente. Pude ser una pareja con distintas formas de entender la vida y de entender el amor y de entender la felycidad. Por exemplo, yo entiendo que la fidelidad no se piede, peró, además, tampoco se entrega. Se vive y punto. Uno la vive, y la outra parte hará lo que sea. Y uno, de lo que tiene que estar seguro es de lo que hace.y la otra parte tendrá que actuar tambien de acordo con sus principios. Y lo que no puedes pedir es que cambie. O se puede intentar, pero como sabes no lo vas a conseguir….Por eso es lo que decia antes: la amistad. A los amigos los tratamos de convertir en outra cosa? A los amigos los aceptamos. Porque en la pareja tratamos de convertir las personas que hemos elegido?? …van a ser como son. O vamos a ser como somos. A mi no me puede acer distinta a la que soy y tampoco voy a acer distinto al otro.”
A lindíssima defenição de Pilar da fidelidad.
No es uma batalha, ..es una cosa simplesmente que se vive. …Es el placer de uno mismo con uno mismo…Es un sentimiente privado e hermoso..” 
e para finalizar deixo um dito de uma amigo meu:
Como diz um amigo meu a quem perguntei qual era nos seus 60 anos o seu conceito sobre sabedoria “cada dia é uma fortuna mesmo que com problemas”




2 pensamentos sobre “José e Pilar

  1. Hola Gracia, te escribí hace unos dias pero no sé si lo has recibido. Adoro tu blog! También me gusta como sos, como escribis. Mi nombre es Silvia, vivo en Montevideo, Uruguay. Un beso enoooorme para vos Antonio y tus otros hijitos.

  2. Olá Silivia. Sim ja te tinha respondido por baixo de comentario que me fizeste!! Agora ja nao me lembro em que sitriuo era para ir bucar. Alias adorei ler o que escreves-te!! Muito obrigado e volta sempre e tudo de muito bom para voces aqui de Portugal!!! *****

Deixe uma resposta

