aqui pelo campo

14 de Julho atelier ao ar livre Plein air 2

Deixe um comentário

“We paint from life in order to learn how to see.
If you can paint light, you can paint everything under the sun.”

Frank LaLumia, PAPA Signature Member


Plein air explicado


A procura da verdade


John Constable foi dos primeiros pintores que acreditavam que cada pintor devia esquecer formulas, confiar no seu proprio ponto de vista, e procurar a verdade na natureza. Para encontrar essa verdade ele ia para o exterior, para o meio da natureza pintar, elaborar estudos que depois desenvolvia do seu atelier. Isto porque o contacto directo da pintura com a natureza permite-nos ver a luz e as cores á sombra dessa luz e isso faz-nos observar de uma forma totalmente diferente e genuina.





















Vai ser o ultimo atelier que faço deste género antes da férias. Vai ser portanto algo especial e algo diferente do outro. 
Tenho visto e estudado uma serie de videos americanos sobre o tema, uma vez que lá existe uma organização de worshops de pintura ao ar livre naquelas maginificas paragens do deserto do Arizona mas as nossa paisagens são tambem qualquer coisa de excepcional. Eu embora ainda não esteja uma PRÓ em locais escondidos já vou conhecendo sítios lindos onde vos vou levar e vou deixar aqui uma serie de dicas para quem se vier a inscrever.


Magnificent Sunday

DSC00075
(Aqui podem ver o meu companheiro nestas andanças solitárias quando vou ver os sitios para preparar os ateliers)

Vamos começar desta vez por Fão e pela sua beira rio, lindíssima, onde antes de começar a pintar vamos tomar um café na Rita Fangueira com a Dona Albertina e provar as suas magnificas clarinhas, para mim as melhores de Fão muito embora haja filas noutra pastelaria, as dela inspiram-me muita confiança, além de que temos o prazer de conhecer uma senhora que nos seus 80 anos conversa e aje como se tivesse 50, é minúscula de tamanho mas enorme de boa onda.
Aseguir vamo-nos espalhar pela beira rio a pintar uma paisagem que é fácil, relativamente onde eu vou dar o pontape de saida com algumas dicas que vos vão deixar mais á vontade.

DICAS PARA QUEM PINTA AO AR LIVRE

*Viajar leve, levar apenas o essencial.

*Levar um bloco próprio para estudos. Neste atelier aconselho a levarem um cadeiro com papel de aguarela (em vez das folhas grandes) porque a ideia será fazer várias aguarelas de estudo “rápidas” em cada sitio onde vamos. 


*Se vão trabalhar numa zona com “espectadores” para dar aquele aspecto…criem com fita adesiva uma margem á volta do vosso desenho em casa”


* Limitar a paleta a cores essenciais ou até escolher duas tonalidades e mantermo-nos fieis a elas pode dar resultados lindíssimos em tons só sepias ou só azuis…e para apimentarem adicionem uma só cor forte como ponte de interesse.


* Antes de tirarem todo o vosso material para fora estudem, observem bem o vosso “Spot”. Planear antes de começar, qual o centro de interesse, como colocar na folha, etc.


* Planear trabalhar rápido, a luz e o clima mudam, por vezes nem sempre está um tempo fabuloso e a aguarela tem essas característica, permite ser rápido. Façam um estudo de manchas ou linhas principais e depois voltam atrás aos pormenores mais tarde.

* Não se preocupem se são observados por “mirones”. Tirem partido!! Pode ser uma óptima oportunidade para conhecer pessoas, obter uma opinião diferente, quem sabe vender um trabalho ou trocar histórias e experiencias interessante.


* Antes de se irem embora verifiquem se levam tudo,. Não é dificil deixar para trás material no meio das ervas, ou o nosso pincel favorito…


* Saiam de casa e vão pintar…


Seguimos monte acima para uns tantos metros de altitude no monte da Senhora da Guia onde a vista é fabulosa e lá tanto está muito bom como pode estar vento portanto aqui ficam mais algumas dicas de alguém já experiente nestas andanças:

DICAS PARA NÃO SE CONSTIPAREM:


*Chapéu
*Calçado confortável que agarre, pedras, penhascos.
*Calças em vez de calções pois há plantas que por vezes provocam aranhões.
*Manta para se sentarem e ou agazalharem!! (mesmo estando de verão)
*Máquina fotográfica carregada…

Saco ou caixa para o material e a essa parte já la vamos…


Untitled


A ideia é ir cada um no seu carro (poupam noutro dia) porque o interesse além de irem fazer o atelier é poderem lá voltar e, se forem no carro um dos outros é certo que mais dificilmente fixarão, mas deixo isso ao vosso critério!!


DSC00054


DSC00056


Aqui vamos fazer um pinquenique e na mala do meu carrto vai estar um grande cesto, louças coloridas e  a tradicional toalha aos quadrados, só não levo garrafão de vinho…temos aqui uns sítios óptimos para almoçar e na fresca e por isso quem quiser levar uma manta para descansar um pouco esteja á vontade porque temos o dia todo!


Magnificent Sunday


DSC00071


DSC00073

Material


Tintas 

Caixa de pastilhas de aguarela 10 pastilhas Winsor & Newton 
(Existem outras marcas igualmente boas nas lojas da especialidade e que suportam as pastilhas que se vendem avulso que são regra geral da Cotman, uma marca económica da Winsor e Newton)
Papel
Caderno de tamanho medio de papel de aguarela para encher de pequenas aguarelas pelos sítios que vamos passando. A Winsor e Newton tem um que eu adoro e uso de espiral com capa preta que se vende no Sousa Ribeiro no Norte Shoping ou em Viana do Castelo na Book.it  
Pinceis
Existem varias marcas eu vou pelas mais económicas
Cotman e Da Vinci (e também uma marca Esprimo (italiana)  que se vende na Sousa Ribeiro e que é opima e de todas a mais económica.
Pincel redondo grosso 
Pincel redondo fino 
Paleta 
Pano para limpar
Uma garrafa de agua das pequenas ou frasco para por agua
Preço
40e Preço do atelier de um dia inteiro (Incuiu o atelier propriamente dito e o almoço, qualquer despesa extra não está incluída)

Horário:
As 11h no largo da Igreja Matriz de Fão.

Percurso para quem sai do Porto
A28 direcção Viana do Castelo, 
Saida em Fão
Encontro no centro da Vila de Fão na Igreja Matriz (Entram em Fão e vão até ao fundo ao largo da igreja matriz)não tem como enganar, a vila é pequenina e eu sou grande!!!
Contactos:
Graça Paz 918145817
gracaempaz@gmail.com


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s