aqui pelo campo

Satori

Deixe um comentário

DSC00361


Satori– no Budismo Zen é o momento de Presença, um breve afastamento da voz que existe dentro da nossa cabeça, dos processos mentais e do seu reflexo no corpo sob a forma de emoções. É o surgimento de uma amplidão interior onde antes se encontrava o ruído dos pensamentos e o turbilhão das emoções.

Eu vivo no fundo de um jardim de uma quinta lindíssima que durante muitos anos visitei granjeando a amizade que tinha pelos donos e por toda esta envolvéncia que me fazia sentir o céu. Um sentimento parecido com o que tive ontem a noite ao  olhar para a serra da Arga já tarde e, estando o céu limpo e uma noite quente olhei para cima, á minha volta e percebi por instantes o tamanho do espaço que tinha rodear-me e dentro de mim naquele momento. Isto é Satori…

Acordo diáriamente num silêncio que tem pausas de curtos chilreares ou intenso ladrar quando alguém entra e saí da quinta, mas aquele momento em que acordo e ouço o silencio e dele me apercebo…isso é Satori!

Tenho aprendido tanto sobre as vantagens da presença neste últimos tempos em que há dias de intensa paz e outros de intenso turbilhão, hoje em dia num estado de equilíbrio bem maior porque os momentos de paz são imensos e os de turbilhão causados por situações exteriores que quando as abandono mentalmente, como que se as arrumando numa caixa depois de um dia inteiro de pensamentos ruidosos, ou seja, os deixo quietos e de repente como que por milagre não mais penso neles, passado pouco tempo resolvem-se. Isto diz muito a quem quiser perceber. Vou tentar ser mais especifica. Esta semana houve um dia em que andei aí preocupada com uma situação até algo banal, mas que me fez acordar com o peito apertado e esse aperto caminhou comigo para onde quer que eu fosse ao longo do meu dia. Dei voltas á cabeça mas nada se resolveu!! Ao fim do dia como que se uma luz de mim se apodera-se dei-me por vencida comigo própria e pensei “Bom, não penso mais nisto, se der deu, se não der é porque não tem de ser e ponto final” e de repente, abriu-se uma vácuo na minha cabeça e foi algo incrível. Passaram-se qué…20 minutos e recebi uma mensagem que resolvia a questão que, ao longo do dia pura e simplesmente me atezinou a paciência, tudo se resolveu. Tenho situações destas em conta crescente no meu curriculum de vida, aquele que eu vou escrevendo aqui e, a minha visão sobre o poder que tem a presença tem vindo a crescer imensamente.
Quando determinadas coisas não acontecem da forma que queremos naquele momento mais vale aceita-las e perceber que quando olharmos para trás, iremos verificar que algo ali estava certo, que tinha de ser assim, que foi a forma de a vida resolver o problema por nós mas, isso pode vir em certa medida inicialmente em forma de um divorcio, de uma doença, de um acidente…

Last ones from 2011

Vou dar outro exemplo. Tenho uma amiga que já idosa que é uma pessoa que se vira para mim e me diz “Graça estou cheia de planos para este verão!! ” vou-vos dizer que ditos destes tem grande efeito sobre mim, vindas de uma senhora de 70 anos que começa o seu dia as 6 horas da manhã a tratar de um marido que há anos faz a sua vida nos hospitais, que se dedicou vida ao campo, apaixonada pela cidade e que se desdobra em mil tarefas diárias metódicas em ritmo e horário, nada falha aqui. Vem ter comigo, senta-se e ainda não passaram dois minutos já está a ir fazer qualquer coisa porque o dia tem de seguir dentro daqueles parametros por ela establecidos de anos!!! Pois esta senhora teve um pequeno acidente caseiro que a fez ficar imobilizada na cama para restablecer a coluna de uma queda de um degrau, mas…aquilo que noutra altura seria imperativo, mas totalmente impossível, a vida fez por ela de uma forma dolorosa, mas necessária!!! Fe-la parar um pouco! Hoje em dia está óptima…

Order

Hoje vinha aqui escrever um pouco sobre a infelicidade nas crianças e acabei noutro assunto totalmente diferente mas fica prometido voltar a este tema até porque ainda preciso de mais algumas bases para o poder fazer da forma que quero, sendo da importância que é para todos os pais que lidam com os pequenos ou grandes corpos de dor dos seus filhos.

My garden
Desejo-vos um bom Domingo eu cá vou ate á praia, vou pintar, vou ler, vou subir ao monte, nem sei!! qualquer coisa. Sinto falta de algo na minha vida que esta longe, mas também acho que nesta ausência já aprendi muito sobre mim própria e ganhei mais ainda, portanto acho que realmente tudo é como deve ser!

Nova vida /New life

DSC08951

DSC08220

420824_3459499045011_1196964994_33467990_1122132514_n

Deixe uma resposta

