aqui pelo campo

Transcender as limitações

Deixe um comentário

DSC09987

Descubra o espaço interior criando brechas na corrente de pensamento. Sem estas brechas, o seu pensamento torna-se repetitivo, insípido, desprovido de qualquer criatividade…Alguns segundos já em bom, Gradualmente estes espaços (hiatos) começam a prolongar-se por si mesmos, sem qualquer esforço da sua parte. Mais importante do que a duração destes espaços é produzi-los com frequência, para as suas actividades diárias e a sua corrente de pensamento serem intercaladas com o espaço.
…posso dizer-vos uma coisa “esteja atento á sua respiração sempre que puder, sempre que se lembrar. Faça isso durante um ano, pois terá um poder transformador maior do que frequentar cursos de qualquer espécie, ou meditações…Esteja atento á sua respiração. Repare na sensação que a respiração lhe provoca. Sinta o ar a entrar e a sair do seu corpo. Repare como o peito e o abdómen se expandem e se contraem ligeiramente com a inspiração e expiração. Uma respiração consciente é o suficiente para criar algum espaço onde anteriormente existia uma sucessão ininterrupta de pensamentos. Uma respiração consciente feita varias vezes ao dia é um excelente modo de trazer espaço á sua vida. Mesmo que medite sobre a sua respiração…é o suficiente para ganhar consciência e estar no momento presente…

Isto é um pequeno excerto de um texto de Eckhart Tolle do quase meio livro que li hoje á tarde sentada no sofá e onde acabei por adormecer com ele no colo, exausta de muitos meses de total turbilhão de sensações interiores e torrentes continuas de pensamentos, mudanças, acções e trabalho. Precisava de comprar uma mês do meu tempo para me sentar a ler e poder sentir-me, esvaziar…..

Definição de espaço interior: São capazes de ouvir á agua a correr na montanha?

Quando observamos e ouvimos desta maneira, somos capazes de tomar consciência de uma sensação de calma subtil, talvez até quase imperceptível. Algumas pessoas sentem-na como um silencio de fundo. Outras chamam-lhe paz. Quando a consciência deixa de ser totalmente absorvida pelo pensamento, parte dessa consciência permanece no seu estado original, informe sem condicionamentos. é o espaço interior.

E agora uma pequena história.

Segundo uma antiga historia Sufista, havia um rei de um território do Médio Oriente que estava permanentemente dividido entre felicidade e desanimo. A mínima coisa provocava nele uma enorme perturbação ou uma reacção intensa, e a sua felicidade rapidamente se transformava em decepção e desespero. A uma dada altura , o rei, farto de si próprio e da vida, começou a procurar uma saída. Mandou chamar um sábio que vivia no seu reino e que tinha a reputação de ser iluminado. Quando o sábio chegou, o rei disse-lhe: “Quero ser como tu. Podes dar-me alguma coisa que traga equilíbrio, serenidade e sabedoria á minha vida?.Pago-te o que tu quiseres!”
O sábio respondeu “Talvez o possa ajudar. Mas o preço é tão elevado que todo o seu reino não seria suficiente para o pagar. Por isso, será uma dádiva para si, se a honrar.” O rei deu-lhe as suas garantias, e o sábio partiu.
Algumas semanas mais tarde, o sábio voltou e deu ao rei uma caixa ornamentada esculpida em jade. O rei abriu a caixa e encontrou um singelo anel de ouro no seu interior. O qual tinha uma inscrição. Esta dizia : Também isto irá passar” …. O que quer dizer isto? perguntou o rei!. O sábio respondeu : “Use sempre este anel. Aconteça o que acontecer, antes de dizer se é bom ou mau, toque no anel e leia a inscrição. Desta forma estará sempre em paz”

Também isto ira passar…palavras simples e poderosas que servem para o bem e para o mal e para nos fazer entender que todas as situações são transitórias e que se nos apercebermos disso viveremos em equilíbrio e paz. Que o que é bom acaba mas o que é mau também, não implica que não aproveitemos os momentos bons, muito pelo contrario, aumenta a nossa capacidade de os desfrutarmos no momento presente sem viver a sofrer por antecipação porque sabemos que um dia sim, irá acabar. No entanto quando algo de mau se passa nas nossa vida ler esta simples frase da um conforto imediato. Também isto irá passar…calculo que muitos de vocês sintam o mesmo ao ler isto…é a minha sugestão para esta noite.

DSC09971
Vivo apaixonada por ter um dia uma casa antiga, há muitos anos. Hoje descobri a casa perfeita num local com um certo peso de silencio, mas mágico!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s