aqui pelo campo

A unica mulher que abandonou Picasso, com muita fibra!

2 Comentários

picasso

Há uma coisa da qual tenho sentido alguma falta neste meu inicio de Novembro de nova vida, e que é ler! Trabalho, pinto, trabalho e chego á noite já cansada para ler, mas hoje na minha ida ao cabeleireiro da aldeia com o meu António para o “actualizar” dei comigo num solitário salão de casa, transformado em cabeleireiro onde toda a aldeia vai, e claro eu não poderia e nem queria ser a excepção, acho piada a essas coisas, mas dei comigo afogada em revistas do jornal de noticias, a tentar silenciar os meus ouvidos da vida alheia em vozes que se fazem ouvir daqui até a Minante com se de surdos se tratassem. Pensei em ir dar uma volta, mas ainda bem que não o fiz porque descobri um artigo que surripiei e trouxe comigo sobre Françoise Gilot, a única mulher de Picasso que o abandonou. Senhora nos seus 91 anos, pintora tal como ele, nunca despiu a carapaça como ele dizia e conta num livro que editou, e que o enfureceu, a vida ao lado de um homem que era tudo menos normal. Sei que a pintura é tal como para mim um meio de contar os episodios da nossa vida, um desafogo, um verter de emoções, e, para Picasso não era diferente. Homem de muitas mulheres e muito sexo, sobrepôs umas ás outras com uma frieza de quem maltratava quem amava, dito pela sua própria voz, sendo que, para quem não conhecia era simpático. Homem com quem nenhuma mulher se importou de dividir um viver e uma cama, que as destruiu a todas sendo um homem que adorava mulheres submissas mas que as desprezava por tal caracteristica. Quando as pintava, era certo que já as desprezava e Françoise Gilot nunca se deixou emoldurar para grande raiva dele, e admiração. Homem de hábitos tardios e rotineiros, de um pessimismo terrível ao acordar  sensação que me gelou a alma por também ter convivido com algo semelhante. Moveu uma guerra a Françoise até á sua morte, nunca até á sua morte voltou a querer ver os filhos, que teve com ela, Paloma e Claude (hoje o curador do legado Picasso para estranhesa do destino sendo que o pai o desprezou).
Historias trágicas se contam nesta reportagem do quanto um pai de feitio árido e dificil, pode destruir impetuosamente todos os seus mais preciosos legados, os seus filhos. Um deles herança de uma das suas mulheres tinha tal tristeza por ser desprezado pelo pai que, a quando da sua morte, pelo facto de Jaqueline então a sua actual mulher , o ter impedido de se despedir do pai, já gravemente alcoólico, chegou a casa e bebeu uma garrafa de lixívia tendo uma longa e desastrosa morte ao fim de 3 meses. Quem no seu pleno direito se assume com um rei que tem de ganhar todas as discussões, e momentos do dia, que transtorna e arrasa a vida de todos aqueles que por admiração ou amor por ele passam e se deslumbram, acabando da pior forma possível, mal apelidados ou desprezados por um homem que se sabia rei e senhor, mas que vivia numa total solidão. Françoise Gilot usou todo o dinheiro que ganhou com o livro para tornar os filhos herdeiros legais de Picasso , dado que na altura em França a lei em vigor não o permitia e ganhou todos os recursos e, Picasso no final parabenizou-a com orgulho e respeito. Françoise era representada por  Picasso como uma lagosta …por não despir  a sua carapaça, e recusou ser denominada por uma fase da pintura de Picasso. Valeu-se do seu mérito próprio e recusou viver na sombra de uma homem que encantou e odiou!

picasso old

2 pensamentos sobre “A unica mulher que abandonou Picasso, com muita fibra!

  1. Bom dia, obrigado por mais uma homenagem a uma grande mulher.Uma francesa dos 3 costados como se costuma dizer entre nós, e ainda por cima linda.BeijosBeta

  2. Que história fantástica descoberta no local mais inesperado. Adorei a partilha e fiquei com vontade de ir ao cabeleireiro onde toda a gente vai😉.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s