aqui pelo campo

Resilencia*

2 Comentários

Boa noite*

DSC04250
Hoje tirei a minha noite para estar aqui tranquila a organizar fotos, datas, trabalhos atelieres e, á custa de uma cafézito estou aqui com o gasómetro ligado, desligada de tudo o resto e isso é optimo, porque a minha semana teve tantas condicionantes externas não muito boas que a minha cabeça para o trabalho foi nula, mas queria deixar aqui o meu agradecimento, carinho mas sobretudo o meu MUITO OBRIGADO por um comentário doloroso que me deixou a Fátima e, para ao qual eu dedico este bocadinho.
Hoje comprei a Visão por trazer um artigo sobre…resilencia, a capacidade das pessoas resistirem á mais terríveis adversidades e fica aqui o exemplo que me deu uma força de tractor quando vi, uma senhora de 60 anos que largou uma vida terrível, deixou tudo para trás sem olhar para recordar e voltou á sua terra natal para encontrar a paz e ainda assim ser solidária!

Obrigado Fátima, do coração!

Na área da psicologia a resilência é usada como a capacidade do indivíduo adaptar-se de maneira positiva diante de situações adversas, mantendo seu desenvolvimento normal e recuperando-se dos efeitos estressores. Ou seja, a forma como cada um lida com situações como morte de uma pessoa querida, a separação, a traição de um parceiro, um assalto, um sequestro, um abuso sexual, uma perseguição racial, etc.
Esta qualidade de seguir em frente e sair fortalecido de uma crise tem feito com que a medicina se interrogue por que alguns são mais resistentes que outros. Tem sido detectado alguns fatores protetores como: os traços de personalidade; a maturidade; a capacidade de manejar as próprias emoções; a capacidade de lidar com ocorrências adversas e estressantes.
Ao aceitar as circunstâncias que não podem ser mudadas pode ajudar a concentrar-se sobre as que se pode alterar. O melhor é agir em lugar de se afastar completamente dos problemas, querendo que eles desapareçam. As pessoas podem aprender algo sobre si mesmas como resultado de suas lutas com perdas.
Desenvolvendo a confiança em sua habilidade para resolver problemas e valorizar seus instintos que irá ajudar a construir a resilência.
Resumindo, resilência é a capacidade de psicoadaptação de cada ser humano. Adaptar a sua psique às mudanças da vida sempre com retorno positivo. Diz-se de que tem a resilência: é uma pessoa resilente. Sinônimo: resiliência.

2 pensamentos sobre “Resilencia*

  1. Muito obrigada.Sou estudiosa destes assuntos e sei bem o que é a resiliencia.Sou profissional da saúde e dedico-me muito a esta area.No entanto quando nos toca a nós é bem mais doloroso.Muitos profissionais desta area não têm esse dom que a Graça tem de entrar na alma dos carentes de compreenção.É isso que sinto em si e que agradeço do fundo do coração.Gostava de a conhecer.É mesmo ESPECIAL.

  2. Fátima, agradeço comovida! …deixo o meu contacto se um dia quiser tomar uma cafe terei muito gosto.918145817

Deixe uma resposta

