aqui pelo campo

Cuida do teu coração* / Take care with your heart*

4 Comentários

DSC02661
“A diversidade da inteligência é um dos suportes fundamentais do Elemento. Se não aceitarmos que temos de pensar o mundo de uma grande variedade de modos, comprometeremos severamente as hipoteses de descobrirmos a pessoa que estávamos destinados a ser”

DSC02662

Este senhor é “Breathtaking” para mim…Se disser que sou daquelas pessoas que odeio testes de QI porque de cada vez que os faço o resultado fica muito longe dos coeficientes pretendidos há uns anos para que nos EUA um preso pudesse see executado!!
Era para se rirem, mas é verdade isto. Conta que um rapaz foi condenado a prisão e execução mas o seu QI  não permitia que a sentença fosse executada por ser demasiado baixo não pudendo por isso ser-lhe atribuida a plena responsabilidade pelo acto que até, nem tinha cometido!! Passou anos na cadeia e resolveu estudar (que ideia foi ele ter!!) porque ao fim de uns anos estava apto para que fosse executada a sentença uma vez que o seu QI tinha aumentado consideravelmente!! Incrivel não??
Será que livros sobre o Budismo, a felicidade e sobre as emoçoes terão subido o meu QI para níveis mais satisfatórios!!??…Bom, a verdade é que, ao ler Ken Robinson, fiquei a perceber que há varios tipos de inteligência e que cada um é detentor de uma na qual se move melhor. A minha é a criativa em detrimento da matemática mas toda e qualquer situação mais ou menos complicada porque ja passei na vida é sempre solucionada com criatividade e isso só agora tenho a capacidade de observar de fora. Não é fascinante a vida assim como ela é??
Passei anos a ouvir o Xitó a dizer …”Tens de ler”, tanto que acabava por me tirar a vontade de sequer pegar num livro, e, de um momento para o outro, e devido a uma determinada circunstancia da minha vida, agarrei-me a tudo aquilo que me pôde dar bagagem para ultrapassr tudo com …criatividade e aí, devorei livros e, de facto, fez toda a diferença, mas teve de ser no meu timming e quando a vida assim o ditou. talvés antes não estivesse preparada para abarcar tamanha quantidade de informação. Hoje em dia, entendo melhor as revoltas dos meus filhos, as suas necessidades , estou mais flexível, aprendi a dizer basta! a tudo na minha vida que deixou de ter utilidade e aos padrões que nunca conseguia mudar, foi tudo fora e, mal eu fiz isto e senti que era o momento, a vida abraçou-me e, não sei se viram o Eat Pray and Love no momento em que o Texas a falar com Elisabeth lhe diz que mal ela se livre de determinadas coisas e universo vai entrar com um poder incrível e faz-lhe aquele gesto em frente á testa…pois é verdade que de facto, acontece…
Assim começou a meu amor por ensinar arte a crianças…nunca me imaginei a fazer tal coisa e totalmente fora dos meus projectos de futuro, dei um pontapé naquilo que estava há anos a ruminar e não saia da cepa torpa, mudei e, a vida mudou comigo, MAS, tive, ao longo de 25 anos sinais de que um dia iria fazer isso e nunca os soube interpretar. Hoje olho para tras e vejo.

DSC02660


The diversity of the intelligence is one of the fundamental supports of the Element. We do not accept that we have to think the world as a great variety of ways.  We will compromise severely the hypothesis to discover the person we were supposed to be.
This sir, the mentioned Ken Robinson is “breathtaking” for me. If I will say that I am a person that hates QI tests, it is because, when I once made one, the result was far from the wanted coefficient. Some years ago, far in the USA, a prisoner might be executed.
This was for you to laugh but, this is true!
He says that a boy was condemned to prison and execution but his QI did not permit the sentence to be executed because it was too much lower and could not be charged with all responsibility, by the fact that, he had not committed any bad action. He spent years in prison and decided to study (what idea he had) because after some years he was apt to be executed once that his QI had increased considerably! Incredible, isn’t it? Will that be that the Buddhism books, Happiness and Emotions will help to the increase of my QI to a more satisfier level? Well, the truth is that after having read Ken Robinson I learned that are various kinds of intelligence and that everyone is the detained of one in which moves better. Mine is the creative one, in detriment of that  of mathematics, but each situation,  more or less complicated I’ve already spent in my life is also solved with creativity and this, only now , I have the capacity to observe from the outside.
Life as it is, is not fascinating? During years I heard my husband say: “You must read”
So many times I heard such words that I could not even look to a book!
In a certain moment, and due to a determined circumstance in my life, I take all that could give me literary baggage to pass over all with creativity and then, I devoured books that, in fact, made all the difference. But, it had to be done in my timing and when life told me to do it…
Perhaps before, I was not prepared to obtain so great quantity of information. Nowadays, I better understand the resentments of my sons and their needs. I’m more flexible and learned to say “enough” to all that in my life was no more useful and to patterns I never was able to change. All went out and, as soon as I did this and felt that was the moment, life embraced me. I do not know if you saw the Eat, Pray and Love, when the Texas, speaking with  Elizabeth that when she can be free of determined things, the Universe will enter with incredible power and does her that gesture in her forehead …because, it is true that , in fact, it happens.
Likewise, my love to teach children began… I never felt myself doing such thing witch was totally out of my projects in terms of future. I kicked away all that I was thinking for years without making any progress. I changed, and life changed with me, BUT, during 25 years I had signals that, one day, I would be doing that but, never could understand it! Today, I look back and I saw!!!

4 pensamentos sobre “Cuida do teu coração* / Take care with your heart*

  1. Olá GraçaQuero agradecer ter falado no livro "O Elemento".Verdadeiramente fabuloso! Estou a lê-lo ávidamente e tem-me ajudado muito a entender a minha filha,sempre e só ligada a tudo o que é criativo.Beijos

  2. Olá GraçaAgradeço imenso a sugestão do livro "O Elemento".Verdadeiramente fabuloso,estou a lê-lo avidamente.Beijos

  3. Olá LinaQue bom!! A mim tambem me esta a ajudar imenso com um dos meus filhos e ate comigo propria. Um beijinho*Graça Paz

  4. Olá Graça, adoro o que faz.Deixe dizer-lhe que a visito muitas vezes, mas sem comentar. Porem com um post destes não posso deixar de o fazer, isto porque me identifico plenamente consigo quando se refere a mudar de vida e tb "dei um pontapé naquilo que estava há anos a ruminar e não saia da cepa torpa, mudei e, a vida mudou comigo,…", embora esteja ainda no inicio. Sem arrogancia, digo-lhe que até não serei eu a mudar, mas afirmar-me como sou, deixar de procurar insistentemente em encaixar-me em algum padrão. Para isso no inicio deste ano, criei objectivos/projectos pessoais, um deles foi criar um Blog e dei 1º passo no dia 12 deste mês. O que me deixou feliz, agora é continuar. Caso queira passar por lá será bem-vinda. Relativamente a outro projecto que eu considero "O PROJECTO" o Tal, esse é escrever um livro para crianças tendo como base as orientaçoes da Psicologia Positiva e Felicidade.Quanto a este tenho lido muita coisa interessante que servirá de "Chão" de "Tela" para futura escrita. Confesso que tenho que por em acçao, começar a escrever, a rabiscar, mas não consigo, tem sido dificil encontrar tempo suficiente para me sentar e pensar só na escrita. Outras vezes verdade seja dita é falta de organizaçao, por culpa minha. A propósito, não conhecia o livro que fala, mas deixou-me curiosa, vou à Fnac comprar.Dentro desta filosofia de mudança,fui fazer pela 1ª vez yoga e hidroginastica, valeu a pena adorei.Vejam só dp dos 40 (mas pertinho) tantas 1ª vezes é fantastico! Estou feliz comigo.Tenho um filhote de 4 anos, quando fizer um dos seu atelieres diga, nós moramos relativamente perto, gostariamos de participar.Bj

Deixe uma resposta

