aqui pelo campo

A minha heroina* qual é a vossa? / My heroine* who is yours?

5 Comentários








Olá artistas*

Já alguma vez se puseram a pensar quem poderia ser o vosso herói??
Pois a Graça hoje vais-vos contar uma história daquela que é uma das minhas heroínas e será para sempre!
Uma senhora pintora, tal como eu que se chamava 

FRIEDL DICKER-BRANDEIS

Gostava que lessem com  muita atenção e aos pais pedia que contassem a história aos vossos filhos assim como aos professores que sei que vem ver este blog.
Houve um altura na história dos homens que foi muito triste! Uma altura que que um homem fez muitas maldades  a muita gente e provocou algo no mundo que nunca mais ninguém irá esquecer. Estou-vos a falar de algo que se calhar já ouviram de certeza os vossos pais a comentar e que se chama holocausto. É uma história muito triste e como não quero ficar a chorar e nem vocês , não vou contá-la muito em pormenor aqui, mas para poder dizer quem é que foi esta senhora tenho de vos contar um bocadinho. 
Pois esse homem que se chamava Hitler resolveu declarar guerra ao mundo inteiro e fez muitas maldades. Criou prisões que se chamavam, campos de concentração onde ele fechava muita gente e matava, mas sobretudo os Judeus, que era um povo que vivia em Israel. Esse campos, foram sítios terríveis para onde ele enviou famílias inteiras para serem presas e mortas e, claro, havia crianças que sofriam muito lá, porque eram separadas dos pais … não conto mais porque um dia os vossos pais irão faze-lo melhor do que eu. 
Esta senhora foi presa num campo de concentração juntamente com o marido e quando teve de fazer a mala á pressa para partir no meio da confusão da guerra, ela não meteu dentro da mala roupa e nem nada para ela, mas meteu tudo aquilo que pudesse levar para ajudar as crianças que ela sabia que ia encontrar lá e que estariam muitos tristes e a sofrer muito. Levou dentro da sua mala, tintas, carvões ,blocos, papeis coloridos e lá, enquanto foi viva, ajudou as crianças do holocausto ensinando-as a pintar e desenhar para que pudessem deitar para o papel todas as suas tristezas.
Nunca foi muito conhecida a não ser pelos Judeus, claro que editaram um livro com 4500 desenhos e pinturas feitas pelas crianças alunas de Friedl.


Este é um dos milhares de desenhos dos alunos pequeninos da professora Frieldl e esta hoje no Museu Judeu de Praga
Esta senhora nasceu em Vienna em 1898 e morreu em Auchwitz em 1944


Este é o livro que editaram com os trabalhos dos meninos.
Sabem, se não fossem vocês eu nunca teria descoberto a minha heroína por isso, muito obrigado!




AQUI podem ver muitos dos desenhos e pinturas destes meninos que descobriram um anjo no inferno!
Graça


 Today, I beg your permission to duplicate this post to place one in the Kids Blog as I think that it is imperative to make you know the work of this so unknown lady!
Heroes
Hello artists*
Have you already thought who could be your hero?
Today, I, Graça, am going to tell you a story of my heroine for ever.
A painter like me, named FRIEDL DICKER BRANDEIS.
I’d like that you read with great attention what I’m going to write and, to the parents, I beg the favour to count the story to your sons, as well as to the teachers that used to come to this blog.
There was a very sad time, in the story of men. A time when they did many cruelties to people and provoked something in the world that anybody will ever forget. I’m saying something that you have, already heard your parents to talk about. The holocaust!   
It is a said story but I do not want to cry, neither you, please!
I do not want to talk about it here, in detail.  But, to tell you who this lady was, I have to tell you only a little bit.
A man called Hitler decided to declare war to the entire world and he was very cruel. He created prisons that were known as “concentration camps” where he closed many human beings to be killed, especially those known as Jews. These people lived in Israel. Such camps were terrible places, where to he sent entire families to be arrested and killed.
There were children there too, who suffered very much because they were separated from their parents. I do not say anymore because, someday, your parents will do it, probably better than I!
This lady was sent to one of those camps together with her husband. She had to make the bags, with great speed, to go to the confusion of the war. Incredibly, she did not put
clothes in the bags but put all that could help the poor sad children she was sure to find there. Paints, carbons, blocks, coloured papers and, there, while alive, she helped them in the holocaust, teaching them how to paint and draw. So, they could put in the paper all their sorrows.
This lady was not duly known, unless by the Jews that edited a book full of drawings and paintings, around 4.500, all done by the children taught by FRIEDL.
This is one of the thousand drawings of the little pupils of the FRIEDL teacher, that is today in the MUSEU JUDEU DE PRAGA. This lady was born in Wien in 1898 and died in Auchvitz in 1944.
This is the book edited with the works of the kids. Do you know that, thanks to you, I discovered my heroine? Thank you so much!
Here you can see all the drawings and paintings that discovered an angel in the hell! 

(Tradução Adelaide Paz)

5 pensamentos sobre “A minha heroina* qual é a vossa? / My heroine* who is yours?

  1. Graça obrigada a ti e aos teus meninos por me darem a conhecer este trabalho… esta senhora maravilhosa, fez-me sentir tão pequenina na minha existência🙂 Obrigada.

  2. Mais uma vez muito obrigada Graça, são pessoas como ela que ajudam a embelezar mais este mundo já tão belo , mas tão mal tratado por nós humanos que nos consideramos a espécie superior.Um dia hás-de ser também a heroína de alguém.Beijinhos

  3. Graça presta atenção, rs, nao resisti, to seguindo do Twitter no face que é para eu nao te perder! vc é muito iluminada, cheia de energia o blog passa isso… e preciso dividir isso lá com os leitores das abobrinhas! me identifiquei muito com seu estilo de vida! e lá tenho uma seção que é a lifestyle sweet que mostra o cantinho predileto de cada uma…. vc precisa participar ( normalmente as pessoas enviam as fotos) mas vc autorizando venho aqui colar essas que estou vendo estao divinas! ) vamos participar!? vamos! vamos! aparece lá, to te esperando para fazermos o lifestyle! um bj doceroberta http://www.docesabobrinhas.com

  4. Pois, GraçaJá és a heroína de alguém!pelo menos minhapor toda a tua energia que me deixa sempre dividida entre ficar inspirada,ficar com esperança numa mudança na minha vidinha…,ficar roída de inveja pela tua coragem, simplicidade e deteterminação!bem hajas!o teu blogue é para mim uma lufada de ar fresco e aguardo as tuas notícias sempre com expectativa.Obrigada e Bem hajas!Isabel Gouveia

  5. Obrigado EU voces que me dão vontade de estar sempre a por aqui pedacinhos do meu coração e outros tantos da minha alma*

Deixe uma resposta

