aqui pelo campo

Fui ao museu*

Deixe um comentário

O Sábado começou ensolarado e ao longo da minha aula de pintura a cortina foi descendo. Resolvi fazer uma dia de inspiração, perder-me nos desenhos da minha Nadia que hoje “declamou” Rubens, e andar pelos museus virtuais que a vida de campo não permite aceder, no entanto fizemos uma aula no Museu do Prado e ainda demos um pulinho á Tate Modern e lá descobri o que me fez num impeto apaixonado como já é meu costume deixar aqui algo que me comeveu imensamente. Um video sobre a vida de Gauguin contado pelo próprio atravez de cartas que ao longo da sua vida escreveu a todos os seus amigos e esposa. Algo que ele diz tambem um pouco “meu”…sentir “glimps” de poesia quando olha para a natureza. Achei maravilhoso, e tambem a dualidade da vida dele que no inicio se fazia como corrector da bolsa mas a sua crescente paixão pela pintura deixava-o de dia para dia arrebatado e com sérias dificuldades em separar a sua vida de trabalho do amor da sua vida. Pai de muitos filhos e marido de uma senhora que segundo ele teria sérias dificuldades em viver no limiar da pobreza que a vida de pintor oferecia, correu a vida de lés a lés, acabou por se fastar da mulher e dos filhos e nunca mais teve olhos para ninguém que nao fosse a intensidade com que sentia a vida através da sua pintura de génio. Passou uma vida de intensas dificuldades por não vender, algo que me deixa coim um aperto no peito por conhecer bem a sensação de frustração quando sabemos que o que fazemos é poderoso mas o feed back inesperado. Morreu aos 54 anos e hoje os seus herdeiros devem regozijar-se na fortuna do legado de um homem que tinha a verdadeira riqueza de fazer uso de um dom que lhe trouxe muita instabilidade economica. Um VIDEO  a não perder*

Deixe uma resposta

