aqui pelo campo

A necessidade faz o engenho*

3 Comentários

Feitas por mim!! / Made by me!!
Feitas por mim!! / Made by me!!

São exactamente 2:13 de um longo dia que se iniciou ás sete, erguido de uma noite bem dormida e um acordar murrinhento se souberem o que isso é!!
Fui jantar aos meus amigos de São Paio, cheguei a casa tomei um cafezinho e agora estou aqui a vasculhar sobre aquilo que me interessa a nivel profissional e que tem a ver como método, disciplina e organização!
Iniciei o meu ano a fazer isso mesmo, tanto por escrito como espiritual e, a escrever tudo.
Para começar descobri á custa do PINTEREST um INDIE BLOG que estou há horas a ler e que é versado para tudo aquilo que estou a por em prática! É um blog girissimo,  útil para quem quiser ler sobre.
No entanto, e sobre as fotografias e para vos mostrar como a vida é apaixonante se não perdermos tempo a pensar em desgraças, hoje fiz algo que de repente, e, num “vipe” quase instantâneo me fez recuar á minha infancia e á leitura de cartas de uma senhora Francesa que previu sobre o meu sucesso profissional eu fazer algo que queria fazer quando era criança e sonhava com o que ia fazer em adulta!! E curiosamente em criança nunca sonhei ser pintora, nem nada que se pareça, foi tudo uma serie de percalços que me trouxeram aqui. Ou seja. O meu sonho de criança quando comecei a questionar-me sobre trabalho em adulta foi sempre de trabalhar com mobiliário e sobretudo desenha-lo!! Tal não me foi possível porque a vida, como dizem os Brasileiros “Quando o dollar dá baixada…” nos limita completamente, mas a verdade é que o objectivo está cá, guardado. Como não pude fazer aquilo que queria, acabei por design de moda influenciada por uma amiga e comecei a desenhar igualmente influenciada por ela, que por sinal era assustadoramente melhor do que eu, mas, isso nunca me inibiu de prosseguir algo a que talvez chame, desígnio. Claro está que nunca criei roupa na vida…detestei o mundo dos trapos mas, sempre gostei do da ilustração. Curiosamente novamente e depois dos 40 vim a descobrir a utilidade de ter tirado tal curso quando decidi que estava na hora de deixar de ser uma aparvalhada no que toca a vestir, e comecei a valorizar a minha indumentária no sentido do conforto, versus elegância, versus andar toda jeitosa!! Agora não dispenso.
No entanto andando eu ontem a dar voltas á minha cabeça que, de tantas que dou já se sente a precisar de férias…decidi que a “necessidade ia fazer o meu engenho” e fui directa ao atelier de carpintaria da Casa do Castelo e sem mais nem para que, comecei a por em prática um sonho á muito acalentado. Fazer,…eu, uma pequeno móvel. Sem preocupações que não apenas a simplicidade e o chegar ao fim com algo feito, e, se bem pensei, melhor o fiz e ai estão elas. Duas mesas de apoio de sofás com alguma inspiração Chinesa, ou pelo menos na minha óptica e acabei o dia feliz e completamente realizada, num trabalho que se faz de paciência ,… de Chinês, com uma calma muito própria. E, no processo de construção, de repente, aflorou a ideia de que estava a fazer aquilo que a minha imaginação fértil infantil projectou e aquilo que a minha cartomante previu…será?

3 pensamentos sobre “A necessidade faz o engenho*

  1. Por vezes aprendemos coisas que na altura não damos a menor importância e mais tarde se vêm a tornar cruciais na nossa vida. Passamos a ver a problemática de outra perspectiva e retiramos o essencial. No 2º ano de faculdade fui obrigada a ir para as oficinas e fazer um pequeno móvel e na altura odiei a experiência. Agora vejo que fez todo o sentido, pois não podemos projectar no papel sem saber como se faz na realidade. Hoje não me importava de voltar às oficinas e fazer um novo móvel. Talvez um dia!!!

Deixe uma resposta

