aqui pelo campo

A amiga Catita*

1 comentário

Flores gigantes / Gaint flowers
Ontem, estando eu acabada de chegar ao Castelo e como a minha porta é boa para curiosos, dei conta de que andavam duas “jeitosas” a passear pelo meu quintal !! A D. Rosa (vim a saber) dos meus passeios por São Paio , a Dona Rosa da vaca “Catita”, amorosa, gostei imenso dela, já gostava com o seu ar enérgico, antiga ruiva ainda bem marcada, ela sempre com a Catita. Depois do habitual “Bom dia” e, ou, “Precisa de boleiia!!” quando me apetece meter conversa, eu de Smart e ela de …vaca, escangalhamos-nos as duas a rir!!
Fui agraciada com um “eu sabia, EU SABIA, que a senhora devia ser uma ternura de pessoa!! e não me enganei!!” Ouviu falar por este e por aquele, que disse ao outro e chegou até São Paio que eu queria alguém que sem compromisso de regulariadade me ajudasse na casa em épocas de muito trabalho em que, ou se ganha tostão, como dizia a minha avó ou se, limpa!!, e,  pós-se ao caminho pela Rua do Matinho a baixo até chegar aqui com a amiga. Ficamos as três numa amena cavaqueira, e recebi não sei quantos beijos bem repenicados e agora quando na rua nos cruzamos saio da beira dela ainda acompanhada com o odor da Catita que estrada a cima se vai desvanecendo!!!
O dia prossegiu bem disposto, mas curto em tempo.
Hoje, indo eu na minha caminhada habitual já vai para dois anos, fui quase “assaltada” de curiosidade por uma senhora que envergando ancinho ao ombro, remoía há tanto tempo quem seria eu? com cão, sem cão, com carro, ou sem, com amiga ou solitária mas sempre á mesma hora estrada acima.
 “carago, se não é hoje que fico a saber” e pensou “e se eu levar uma resposta torta, do género,…meta-se na sua vida” conjecturava ela!! Claro que nao sou respostas tortas e adoro matar a minha curiosidade  á custa da curiosidade alheia, e ali ficamos as duas com perguntas curiosas, mulheres de idades semelhantes, mas com a vida marcada no rosto e no corpo com uma intensidade bem diferente
A questão era, entre muitas muitas outras…como é que o meu marido me deixava andar a pé sozinha?? ao que eu respondi de forma citadina, mas sem magoar, e fiz entender que “haja respeito” e tudo corre bem.

Vou voltar aos meus móveis, estou em S. Paio, num café onde habitualmente tomo o pequeno almoço servido por uma simpática senhora e onde a vista de espraia S. Paio abaixo até á praia do meu coração que ano após ano vai perdendo o seu areal , mas nunca, a sua beleza. As camélias estão a ficar pontilhadas de rosa e o campo vai-se enfeitar de bouquets de flores para o Natal onde as pessoas ao fogão de lenha o vivem  com um cheiro e um saber muito especial que todos os dias invade as minhas narinas.

Flores gigantes / Gaint flowers
Flores gigantes / Gaint flowers
Flores gigantes / Gaint flowers
Flores gigantes / Gaint flowers

Um pensamento sobre “A amiga Catita*

  1. Pera aí.. a tal senhora levou a Catita para dentro do quintal?? LOL LOL LOL DEMAIS!!!

Deixe uma resposta

