aqui pelo campo

Há um ditado chinês que diz que «quando uma pessoa alcança a luz, ilumina o mundo todo»

Deixe um comentário

Descobri hoje um artigo interessantíssimo sobre a Morfopsicologia que vale a pena ler!


JULIÁN GABARRE
«Quando uma pessoa alcança a luz, ilumina o mundo todo»
06 | 07 | 2009 08.24H
Crente que Rosto e Psique são «duas faces da mesma moeda», o estudioso espanhol explica que os olhos não são os únicos espelhos da alma. O tamanho da boca, a profundidade do olhar, a dimensão da testa e do maxilar, a grossura dos lábios, a inflexão das sobrancelhas, tudo importa. Nos traços alheios procuramos o oposto para vivermos o amor. Um acidente capaz de nos disformar ou uma cirurgia plástica que nos embeleze afectarão a nossa confiança e, logo, a nossa personalidade.

Vera Valadas Ferreira | vferreira@destak.pt
A Morfopsicologia dita que Rosto e Psique são o mesmo. Como assim?

Está demonstrado que o cérebro, o rosto, o sistema nervoso central e o periférico estão interligados. Durante o neurodesenvolvimento do cérebro há amplas variações morfológicas que vão dando forma ao rosto. Através de sensores colocados em pontos-chave, como o nariz, constata-se a interacção constante entre cérebro e rosto. Observando o rosto podemos ver como funciona o cérebro. Confirma-se aquele ditado da “cara ser o reflexo da alma”.

Sim, diz-se que «os olhos são o espelho da alma»…

Os olhos captam o reflexo da mímica do nosso rosto. No livro O Rosto e a Personalidade (A Esfera dos Livros) explico de que forma uma pessoa, fazendo descair o lábio ou sor-rindo indica estar ou não alegre. Está provado que ao assumir uma mímica de satisfação, o meu cérebro capta satisfação, se assumo uma mímica de asco, o meu cérebro sente o mesmo.

E o que dizer das pessoas que são impávidas e frias, que não reagem ao mundo em redor?

O seu cérebro também será assim. A sua parte emocional está pouco desenvolvida. Uma pessoa é mais activa emocionalmente quando todos os seus traços são mais indiferenciados e o rosto é mais expressivo. Claro, que num determinado momento, por uma necessidade excitante do meio ambiente, poderá revelar-se diferente. Se uma pessoa é melancólica, geralmente será melancólica. Se é optimista, está sempre erradiando força e será mais expressiva, o mesmo acontecendo com o seu cérebro.

Quem ri mais é mais feliz?

Claro. Se uma pessoa for alegre, normalmente erradia essa alegria para as outras pessoas que, por sua vez, também vão participar dessa alegria. Há um ditado chinês que diz que «quando uma pessoa alcança a luz, ilumina o mundo todo». Se eu for agradável vou receber mais. Nas minhas consultas, quando encontro pessoas com dificuldades de expressão, explico-lhes o que fazer. Quando sorrimos a alguém e esse sorriso é devolvido, activamos essa parte emocional do nosso cérebro. E a partir daí o processo é automático: a outra pessoa também se sente mais feliz.

É verdade aquele mito de que, inconscientemente, procuramos um par romântico parecido connosco fisicamente?

Atrai-nos o que não temos, sempre. Se somos activos, atrai-nos alguém mais calmo pois vemos a tranquilidade que não temos. Uma pessoa de inteligência ampla, normalmente, tem uma segurança física menor, e por isso é atraída por solidez e auto-confiança. Uma pessoa muito extrovertida e emocional é atraída por alguém mais tranquilo. Às vezes essas diferenças podem ser pontos de ruptura. Mas quando são quase idênticos, os pares são mais amigos fraternais do que um casal de facto.

Alguns filhos são “a cara chapada” dos pais. Serão eles mais parecidos psicologicamente com os pais do que as crianças sem parecenças?

Terão mais comportamentos parecidos aos dos pais. Há um estudo feito com 100 pares de gémeos idênticos: 50 foram criados em família e os restantes foram criados separadamente. Setenta por cento das características comportamentais consideradas fundamentais, como a tendência religiosa e a fidelidade, eram idênticas em ambos os grupos.

A cirurgia estética muda a nossa personalidade?

Quando não nos sentimos bem com um detalhe do nosso rosto e somos operados, as pessoas notam e os seus elogios estimulam-nos. E passamos a relacionar-nos mais pois já não somos tão tímidos. Provavelmente não afecta o coeficiente intelectual mas sim o coeficiente emocional e o comportamento. Ao fazerem uma grande cirurgia, sobretudo na sequência de um grande acidente, há pes-soas que sofrem problemas psicológicos pois deixam de se reconhecer. Sobretudo ao nível da mímica, o que as assusta.

—————————————————-

Tomar consciência dos pontos a trabalhar para atingir a felicidade

Enquanto disciplina teórica, quais são as aplicações da Morfopsicologia?

Através da Morfopsicologia as pessoas tomam consciência dos pontos a trabalhar para atingir um maior grau de felicidade. Em termos de desenvolvimento pessoal, é útil para conhecermos as áreas nas quais somos mais competentes. Também os casais, antes do casamento, podem avaliar compatibilidades. Em termos de conhecimento pessoal tem um valor inigualável. A Morfopsicologia é concreta, dá-nos ferramentas para interpretar a personalidade de cada um e, depois, a forma como podemos orientar essa pessoa de modo a conhecer-se melhor. A Morfopsicologia é lógica.

E utiliza essas ferramentas?

Sim, nas minhas consultas, faço por exemplo orientação profissional. Tenho três filhos e quando comecei a estudar Morfopsicologia, tendo já um melhor conhecimento de mim mesmo, eles disseram-me que tinha mudado a minha atitude em relação a eles. Tenho virtudes mas também coisas a melhorar, e assim aconteceu através desse conhecimento. Hoje sinto-me um privilegiado.

Ao caminhar pela rua acontece-lhe identificar rostos/personalidades?

Não. Só fazia isso quando comecei a estudar mas agora já não. É muito cansativo.

——————————————————–

Perfil

Nascido em Grañen (Huesca), é o primeiro espanhol diplomado em Morfopsicologia pela Société Française de Morphosychologie, pela qual viria a ser nomeado professor agregado em 1996. Entre outros títulos, é também licenciado em Direito, perito em Grafopsicologia e mestre em Recursos Humanos.

Share/Save/Bookmarka2a_linkname=”aqui pelo campo”;a2a_linkurl=”http://www.aquipelocampo.blogspot.com”;

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s